Codevar promove palestra sobre importância da regionalização do turismo

09/12/2015

Marcando a primeira reunião oficial do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), foi realizada, na terça-feira, 8 de novembro, uma palestra sobre a importância da regionalização do turismo, com o gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo-Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo, convidado pelo Prefeito da Estância Turística de Olímpia e presidente do Codevar, Geninho Zuliani.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Turismo com a presença de representantes de 11 das 19 cidades da Região Administrativa de Barretos, que compõem o consórcio.

Em sua apresentação, Zuppo falou sobre a organização da Aprecesp, que representa as 70 Estâncias do Estado, as parcerias com entidades e associações relacionadas ao trade turístico e também os programas de capacitação profissional ligados ao tema. Além disso, abordou a importância da regionalização do turismo para fortalecer as cidades e a influência que a iniciativa do consórcio pode ter para auxiliar os municípios da região a se transformarem em municípios de interesse turístico, compondo o grupo de 140 cidades que será formado no Estado e também serão associados à Aprecesp.

“Eu me sinto muito honrado de ser convidado para uma reunião tão importante como essa. Vocês só vão ter o sentido da importância dessa reunião quem sabe daqui algum tempo, quando começarem a concretizar o que, hoje, são planos. Dizem que a distância entre o sonho e a meta é a data e vocês colocaram a data, que ‘começa agora’. Mas não basta só a proximidade física, tem que haver uma sinergia entre vocês e vai chegar um dia que os 19 (municípios) estarão trabalhando juntos”, ressaltou Carlos Fernando Zuppo durante a reunião.

Para o Prefeito Geninho Zuliani, presente na reunião, o consórcio tende a estreitar o relacionamento entre os municípios, transformando a região em uma área forte dentro do Estado. “A ideia é criar o nosso roteiro turístico regional, diante do consórcio, que é para fortalecer a nossa região administrativa. O intuito é fortalecer os 19 municípios da região administrativa de Barretos, fazendo, primeiramente um inventário do que nós temos para oferecer ao turista, que é o ponto chave”, declara.

O Secretário de Turismo, Beto Puttini, citou a importância de envolver a comunidade nesse processo de regionalização para promover o crescimento de forma coletiva. Atrelado a isso, o professor do curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-Campus Barretos, Vitor Marques, complementou que proporcionar o conhecimento sobre a gerência do turismo é essencial e ressaltou que o IFSP será parceiro do Codevar. “Estamos aqui com todo o potencial para oferecer gratuitamente toda essa expertise para os municípios”.

Estiveram presentes ainda os prefeitos de Guaíra, Cajobi, Embaúba, Taquaral e Severínia, e representantes das prefeituras de Terra Roxa, Barretos, Vista Alegre do Alto, Bebedouro e a Diretora Regional de Turismo da Delegacia de São José do Rio Preto, Célia Gomes.

Segundo o idealizador do Codevar, Victor Borges, o consórcio está sendo formalizado e todo o trabalho poderá ser acompanho pelo site www.codevar.com.br. Em breve, será realizada uma assembleia com os prefeitos para aprovar o estatuto e também o contrato de rateio do Codevar, prevista para o início do ano que vem.